Campanha solidária da Vila da Mônica ajuda vítimas das enchentes no RS

Postado em
Crédito: Flávio Rodrigues [Descrição da imagem: A foto mostra uma fachada colorida em que lê-se “Vila da Mônica” e há desenhos de personagens da Turma da Mônica. Ao fundo, há um céu azul e no chão vê-se dois canteiros com flores vermelhas com um caminho entre eles.]
Postado em

No início do mês de maio, o Rio Grande do Sul enfrentou fortes chuvas, que levaram a enchentes, quedas de barreira e outras ocorrências em 85% dos seus municípios. A tragédia ambiental atingiu mais de dois milhões de gaúchos, além de ter causado mortes e desaparecimentos. Entre as pessoas afetadas, estão famílias atípicas, com membros no espectro autista e com outras neurodivergências.

O Instituto Colo de Mãe está à frente de um abrigo destinado a atender as necessidades específicas deste público. O acolhimento ocorre na Capela São Luís Orione (rua Dormênio, 501, bairro Morro Santa Tereza, Porto Alegre). Em parceria com a entidade, a Vila da Mônica Gramado, localizada em uma das cidades atingidas pelas chuvas intensas, se uniu à corrente de solidariedade que tomou conta do País e promove uma campanha solidária.

“Estamos vivendo dias muito difíceis e não poderíamos deixar de fazer a nossa parte. Dentre os desabrigados e desalojados pelas enchentes, há muitas crianças autistas e com necessidades especiais que precisam de um acolhimento diferenciado”, afirma a CEO da Vila da Mônica, Manoela da Costa Moschem.

Contamos todos os detalhes a seguir.

Como funciona a campanha

A Vila da Mônica Gramado doará parte da receita líquida da venda de ingressos entre 15 e 31 de maio para o Instituto Colo de Mãe. Os visitantes que participarem podem optar, no ato da compra, por datas de 29 de maio de 2024 (quando o parque será reaberto) a 30 de junho de 2025. O horário de funcionamento é entre 9h45 às 17h30.

A opção disponível na campanha é exclusivamente o bilhete Amigos do Sul, disponível no endereço eletrônico www.viladamonica.com.br e na Central de Vendas, pelo telefone (54) 99949-4072. Os ingressos seguem as políticas de cancelamento, reagendamento e no-show vigentes no parque.

O que é a Vila da Mônica Gramado

Localizada às margens da ERS-235, a Vila da Mônica Gramado é um parque coberto e climatizado, focado na diversão de toda a família. São mais de 20 atrações ambientadas no bairro do Limoeiro, em que a Turminha vive as suas aventuras, como o Laboratório do Franjinha, o Ateliê da Marina e a Casa do Louco.

O local ainda conta com restaurante, lojinha temática e empório com produtos regionais. Tamanha infraestrutura e excelentes avaliações dos viajantes renderam ao empreendimento a sexta posição na lista dos 10 melhores parques de diversão do Brasil no “Prêmio Melhores Destinos 2023/2024”.

Respeito à diversidade na Vila da Mônica Gramado

A parceria entre o Instituto Colo de Mãe e a Vila da Mônica Gramado tem tudo a ver com um dos princípios do empreendimento: o respeito à diversidade. Além de oferecer uma sala silenciosa específica para o público autista no segundo andar do complexo, o parque conta com uma equipe treinada para atender as necessidades de todos os seus visitantes.

São oferecidos abafadores de ouvido e cordões de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já quem apresenta deficiências físicas têm acesso a vestiários, banheiros, bebedouros e rotas acessíveis. Os ingressos para tais públicos custam um valor especial.

Ainda com o objetivo de promover experiências acolhedoras, a Vila da Mônica conta com atrações planejadas para o conforto dos seus usuários. Na Casa da Magali, por exemplo, as crianças exploram cores e texturas para decorar deliciosos biscoitos, enquanto na Casa do Luca podem fazer arremessos nas cestas de basquete, o esporte preferido do personagem cadeirante.

Logo Vila da Mônica Gramado