Igreja de São Pedro em Gramado: distância até a Vila da Mônica e muito mais

[Descrição da imagem: a foto mostra uma igreja de pedra com canteiros de grama e plantas ao lado. Tem uma árvore em cada lado da construção e casas ao fundo da fotografia. Ao fundo, um céu azul com nuvens.] Crédito: Cleiton Thiele.

As belas paisagens de Gramado não são apenas as naturais. Por lá, as construções também são de tirar o fôlego. Nesse sentido, a Igreja de São Pedro é uma ótima parada até mesmo para aqueles que não são religiosos!

O local é um dos destaques arquitetônicos da Região das Hortênsias. A visita fica ainda mais marcante no Natal Luz e no Ano Novo, quando o local recebe atrações especiais.

Quer saber mais sobre a Igreja de São Pedro em Gramado? Contamos tudo a seguir.

Arquitetura romana 

Localizada na principal via de Gramado, na Av. Borges de Medeiros, nº 2.659, a Igreja de São Pedro foi inaugurada em 1942. Possui uma torre de 46 metros e revestimento em pedra basáltica. O destaque, porém, fica para os vitrais pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e para o sino de bronze, aço e estanho, que pesa uma tonelada.

A ideia de construir a Igreja, que foi inspirada na arquitetura romana, veio do Arcebispo D. João Becker, em 1917. Sua primeira construção foi feita em madeira e, posteriormente, ela foi revitalizada com a chegada do Padre Guilhermino Maschio.

[Descrição da imagem: A foto mostra o interior de uma igreja com paredes de pedra. Há bancos de madeira, vitrais nas paredes e candelabros pendentes do teto.] Crédito: Divulgação/Igreja de São Pedro.

Funcionamento da Igreja de São Pedro, em Gramado 

A Igreja de São Pedro, em Gramado, funciona diariamente entre 7h e 20h. As missas ocorrem às 18h30 de segunda a sexta-feira; às 18h nos sábados; e às 8h, 10h30 e 18h30 nos domingos. Além disso, na primeira sexta-feira de cada mês, ocorre a votiva ao Sagrado Coração de Jesus às 15h30. A programação completa é disponibilizada no Instagram oficial do local.

A visita fica completa com um passeio pela praça em frente ao templo religioso, adornada com estátuas dos 12 apóstolos de Jesus. É possível descansar nos bancos distribuídos pelo espaço e tirar belas fotos em meios aos jardins – especialmente à noite, quando há uma iluminação especial.

Outras igrejas em Gramado

Se você é adepto ao turismo religioso, saiba que Gramado possui diversos belos templos a serem visitados e admirados. Além da Igreja de São Pedro, a Igreja do Relógio e o Santuário do Caravaggio, na gruta da Linha 28, são pontos indispensáveis no roteiro.

Para facilitar o passeio, a prefeitura de Gramado produziu um mapa completo destas construções. Está disponível neste link.

Pontos turísticos próximos

Por estar localizada no centro de Gramado, a Igreja de São Pedro está próxima a diversos pontos turísticos da cidade. São exemplos a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e o Lago Negro. Já para quem quer passar o dia se divertindo em família, a dica é visitar a Vila da Mônica, a 5,5 km de distância do templo.

O parque de diversões é um dos melhores do Brasil, segundo o Prêmio Melhores Destinos 2023/2024. Além de loja temática e restaurante, o local conta com mais de 20 atrações inspiradas nos cenários e personagens da Turminha criada pelo cartunista Mauricio de Sousa.

Para não perder nenhum ponto turístico em Gramado, basta acompanhar o blog da Vila da Mônica, que te ajudará a programar uma viagem inesquecível!

Logo Vila da Mônica Gramado