Se você está planejando as férias de inverno e procura opções para toda a família em Gramado durante os meses de junho e julho, te contamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a cidade.
Mas, antes de começarmos, é muito importante saber algumas informações sobre o nosso frio aqui da Serra Gaúcha! Afinal, você precisa estar preparado para as baixas temperaturas e aproveitar da melhor forma seu passeio.
Para saber o que fazer em Gramado, quando começa o inverno, temperatura e dicas exclusivas, é só continuar sua leitura!
Inverno na Serra Gaúcha: Um fenômeno à parte!
O inverno começa em 21 de junho e termina no dia 23 de setembro, dando espaço à primavera. Neste período, é comum que ocorra uma variação de temperatura entre 10 e 5 graus Celsius.
Mesmo que não seja tão comum, é possível que você encontre uma temperatura de zero grau Celsius durante sua visita à Serra Gaúcha, ou até mesmo temperaturas negativas, como o que aconteceu no inverno de 2021, quando nevou em Gramado e em cidades próximas.
Neve em Gramado nos meses de Junho e Julho
E, por falar em neve, esse fenômeno é, sem dúvida, uma das partes mais emocionantes da viagem a Gramado. Já imaginou presenciar este momento único, que acontece pouquíssimas vezes? (Já podemos adiantar que é o máximo!)
Em 2021, Gramado registrou a sua primeira neve do ano no mês de junho, no dia 29. Turistas e moradores sempre ficam encantados com esses momentos, registrando e compartilhando essa experiência.
Até hoje, visitantes e moradores lembram dos momentos em que Gramado ficou coberta de branco (e quando foram feitos alguns bonecos de neve pela cidade).
O que fazer em Gramado nesse período?
Para te ajudar a fazer um roteiro, vamos elencar categorias e diversas opções para você e sua família escolherem e desfrutarem da viagem com maior tranquilidade:
Passeios turísticos no Inverno
Durante o inverno, sabemos que o frio pode atrapalhar o passeio. No entanto, há opções de locais que você pode visitar com a sua família e que não serão afetados pelo clima e baixas temperaturas.
Alguns exemplos são:
- Largo da Borges – Localizado na Av. Borges de Medeiros
- Rua Coberta – Localizada na Av. Borges de Medeiros
- Mundo a Vapor – Av. das Hortênsias
- Castelinho Caracol – Estrada Parque dos Pinheiros
- Mundo de Chocolate – Av.Borges de Medeiros
- Vila da Mônica Gramado – Rua Germano Boff, RS 235
Todas essas atrações contam com um ambiente coberto, permitindo o seu passeio faça chuva ou faça sol.
Restaurantes para se deliciar

Gramado é muito conhecida por ser a cidade do chocolate artesanal e atrações turísticas, mas não deixa nada a desejar quando o assunto são restaurantes e cafés, que se destacam pela qualidade, estética e ótimo atendimento.
Existem opções para todos os gostos, desde os pratos mais caseiros até os mais requintados, do salgado ao doce, e do ambiente mais lúdico ao mais simples!
Abaixo, você confere algumas opções para conhecer com a família e tornar sua experiência em Gramado ainda melhor!
Cafés:
- Belavista Café Colonial
- Coelho Café Colonial
Restaurantes:
- Di Pietro
- Nonno Mio
- Di Paolo
- Malbec
- Maison de La Fundue
- Trattoria Del Corso
- Cara de Mau Pizzaria Temática
- Alice e o Chapeleiro
- Divino
Compras e lembrancinhas
Se tem viagem, tem lembrancinha! Essas não podem faltar durante o seu passeio em Gramado. A cidade conta com inúmeras lojinhas de souvenirs para presentear toda a família e, é claro, guardar como recordação da sua experiência nessa cidade deslumbrante!
E que tal dar uma passadinha na loja da Grife Gramado Inesquecível? Ela está localizada junto à Central de Informações Turísticas, na Praça Major Nicoletti, no centro da cidade.
Os produtos comercializados são produzidos por artesãos gramadenses, que unem qualidade e identidade aos produtos da marca, você pode conferir mais aqui.

Acessórios para enfrentar o frio
Para visitar a cidade durante os meses de junho e julho, uma coisa é certa: o frio não pode atrapalhar seu passeio! Por isso, uma dica do que fazer em Gramado nessa época é garantir suas peças de inverno e adquirir acessórios para enfrentar as baixas temperaturas.
Há inúmeras lojas para garantir aquele casaco e touca quentinhos, sem contar a infinidade de acessórios, marcas e opções para complementar o seu look e de toda a família.
Bebidas quentinhas para se aquecer
Por fim, encerramos nossa lista com as famosas bebidas quentes de Gramado para se aquecer durante o inverno, como o chocolate quente e o chá de maçã da Velha Bruxa, localizada na Av. Borges de Medeiros.
Essas duas opções deliciosas serão indispensáveis no seu passeio pela cidade!
Você pode se interessar: Quem criou a Turma da Mônica? Quer conhecer a história do Mauricio de Sousa?
Se está com a sua família, não pode faltar: diversão!
Por ser uma cidade com diversos atrativos, fica até difícil selecionar apenas alguns durante o seu roteiro de viagem, não é mesmo? Mas estamos aqui para dar essa última dica: a diversão em primeiro lugar.
Não é sempre que conseguimos passar aquele tempo com quem amamos, mas nessas ocasiões é importante pensar em opções de lugares que agradam a todos: pais, filhos, avós e até mesmo amigos!
Sendo assim, para a última dica do que fazer em Gramado durante os meses mais frios do ano, pense em parques que possam reviver a nostalgia e estreitar laços de amor entre toda a família.
Uma opção perfeita é a Vila da Mônica! Somos suspeitos para falar, mas o parque conta com mais de 20 atrações pensadas justamente nisso, os laços de afeto e memórias.
Além de conhecer os personagens e assistir aos shows, você se diverte na Casa da Magali, da Mônica, do Cebolinha, do Cascão e muitos outros personagens que marcaram nossa infância – e a de nossos filhos.
Bônus: Site com as melhores dicas para o seu roteiro, qual é?
Para tornar a sua experiência ainda melhor, recomendamos a leitura do site malaprontagramado.com.br/. Lá, você encontra dicas de passeios, atrações, reviews de hotéis, descontos especiais e muito mais para aproveitar em sua viagem para Gramado!
Sendo o maior site de turismo na Serra Gaúcha, o Mala Pronta conta com atualizações diárias para proporcionar aos turistas passeios imperdíveis. E você, vai ficar de fora dessa?
Esperamos vocês!
Você pode conferir também: O que esperar da Vila da Mônica? Curiosidades sobre o parque temático da Mônica em Gramado