Ele começou a ler gibis de forma acidental. Quando tinha 4 anos, Mauricio de Sousa encontrou uma revista de quadrinhos deixada na calçada e pediu para sua mãe contar uma historinha. Começa aqui a história que responde à questão: quem criou a Turma da Mônica?
E foi assim, noite após noite, para o pequeno Mauricio: ouvir atento às historinhas — repetidas vezes — até dormir.
Certo dia, Dona Petronilha, sua mãe, disse: vou ensinar você a ler, meu filho, para conhecer todas as histórias que quiser e eu voltar a fazer o serviço de casa.
Levanta a mão quem, assim como Mauricio, aprendeu a ler dessa forma!
\ o /\ o /\ o /\ o /Hoje vamos mostrar a trajetória de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Ilustrador e cartunista que marcou a vida de grande parte dos leitores brasileiros.
Início de carreira do cartunista Mauricio de Sousa
Antes de virar empresário e criar a Mauricio de Sousa Produções (MSP), Mauricio de Sousa foi repórter policial na Folha da Manhã, em São Paulo. Até estava pegando gosto pela investigação, mas a veia artística falou mais alto.
Após aperfeiçoar os traços (e com uma boa dose de persistência), em 1959, assinou a primeira tirinha no mesmo jornal.
Inicialmente, foram criados o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. Logo em seguida, surgiram outros personagens: o Cebolinha e o Cascão, inspirados em amigos da infância, e Mônica e Magali, homenageando as filhas, e vários outros. Os quatro logo roubaram a cena – e o coração dos leitores.
Em 1970, Mauricio lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Dali em diante, o sucesso só aumentou: com mais de 1 bilhão de exemplares publicados até hoje (também por editoras como Globo e Panini), suas revistas correspondem a 86% das vendas do mercado brasileiro. As revistinhas da Turma da Mônica são consideradas, hoje, o maior agente formador de leitores do Brasil, segundo a Academia Paulista de Letras.
Mauricio cresceu em Mogi das Cruzes (SP), perto da natureza. Seu pai tinha uma barbearia. A mãe era poeta e vivia com a casa cheia de artistas. Não por acaso, a preservação ambiental, educação financeira e reflexões sobre ética e filosofia são comuns em seus enredos.
Mauricio é multifacetado: ele também já fez publicações com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella e a Turma da Mônica estrelou em Como cuidar do seu dinheiro, em parceria com o escritor Thiago Nigro. Recentemente, Mauricio lançou o livro Sou um rio, obra narrada em primeira pessoa e ilustrada por Mauro Souza, dedicada à questão da água.
Em qualquer lugar
Sua dedicação à arte de contar histórias nas mais diversas plataformas já ultrapassa seis décadas.
Ao alinhar a visão artística às oportunidades de mercado, Mauricio levou a marca para muito além do gibi: ao longo do tempo, a Turma da Mônica cresceu e passou a ser vista em itens de higiene, molho de tomate (lembra do Jotalhão?), bonecos, selo de anime. Também teve parcerias com ninguém menos que Super-Homem e Garfield, produziu séries na tevê (Mônica Toy), esculturas na Mônica Parade e, inclusive, virou filme no cinema.
Até agora, já foram exibidos dois filmes de live-action (Laços, 2019, e Lições, 2021), sendo que, o último, conta com a participação especial do próprio Mauricio como dono da cantina na escola do Limoeiro.
Haja comida para matar a fome e a ansiedade da Magali (glup!)
Os produtos licenciados são muitos: jogos, roupas, calçados e acessórios; decoração; material escolar e papelaria; alimentação; vídeos e DVDs; revistas e livros. São mais de 100 indústrias nacionais e internacionais licenciadas para produzir quase 3.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, em diversas categorias. Os produtos licenciados pela MSP já foram exportados para cerca de 90 países.
Ah, faltou falar nos parques temáticos espalhados pelo Brasil, como o Parque da Turma da Mônica, em São Paulo, e a Vila da Mônica, em Gramado, locais em que os personagens ganham vida e podem interagir com os fãs de várias gerações.
Inclusão e Diversidade
Estar mais perto da realidade das pessoas sempre foi uma preocupação do cartunista. A decisão de incluir temas como cidadania, empoderamento feminino e diversidade nos roteiros não passa apenas por uma estratégia narrativa, mas uma visão de mundo: para ele, personagens que resolvem a situação e criam histórias são ideias que mudam o mundo.
Para dar veracidade às suas criações, ele estudou a fundo os comportamentos de pessoas que superaram as dificuldades. E foi baseado neles que criou Luca (um garoto simpático, que espalha fofura por onde passa.
Travesso, brincalhão, adora esportes e é craque no basquete), Dorinha (carismática e atenciosa, ela é amigona para todas as horas. É fashion e está sempre antenada com as novas tendências da moda), André (um menino autista, inteligente e observador, que gosta de organizar as coisas ao seu redor. Curte brincar com a Turminha, mas acha estranho algumas coisas que os amigos dizem, pois costuma levar tudo ao pé da letra), Humberto (um garoto pacato e esperto.
Também leva umas coelhadas de vez em quando por participar dos planos do Cebolinha para derrotar a Mônica) e Tati (Meiga e decidida, sempre disposta a ajudar os amigos. Às vezes, com o seu jeitinho fofo, consegue apaziguar qualquer tensão que possa ocorrer entre os amigos, principalmente se um certo troca-letras pega o coelhinho da Mônica).
Toda essa dedicação levou Mauricio de Sousa a dezenas de prêmios e reconhecimentos. Entre eles, ocupar a 24ª cadeira da Academia Paulista de Letras. Além disso, teve reconhecimento internacional ao ver a Turminha do bairro do limoeiro apresentada em vários idiomas.
Em países que falam inglês, por exemplo, ela é conhecida como Monica and Friend´s; na Itália, como La Banda di Monica; na Alemanha, como Fratz & Freunde; e na Indonésia, como Monika dan kawan kawan.
A popularidade da Mônica, dona do famoso coelho azul, rendeu a ela o título de Embaixadora do UNICEF e uma coleção especial com a Organização das Nações Unidas (ONU), voltada a apresentar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Planos e sonhos
Aos 86 anos, Mauricio está longe de sossegar. Após uma pandemia em que fechou diversos novos contratos e fez até o Cascão lavar as mãos, em alusão aos cuidados para prevenção contra a covid-19, ele segue com o mantra de “não desistir, não parar de ter esperança”. Fazer revistas com personagens idosos também está nos planos.
Pai de 10 filhos e mais de 400 personagens, Mauricio se prepara para gravar, a partir de 2023, um filme com o Walt Disney Studios, para contar sua biografia. “Eu gosto particularmente de sentir a vida e repassar para a criança numa linguagem que ela goste, queira ver mais, leia e evolua”. E assim, ele deixa um convite:
“A Turma da Mônica, com qualquer idade, está à espera de vocês para brincar um pouquinho com ela. A vida é assim, a gente deve brincar, olhar pro céu, ter esperança e sorrir. E ser feliz”.
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