Aprendendo a desenhar no Ateliê da Marina, na Vila da Mônica Gramado

Postado em
Postado em

Desde os primeiros anos de vida, o gosto pelo desenho já se faz presente no ser humano. Inicialmente, isso se demonstra com rabiscos que, para os adultos, não lembram qualquer coisa vista no dia a dia, mas, para as crianças, são os pais ou o pet da família. Ao longo da infância, os pequenos vão aprendendo a desenhar e conhecendo novos jeitos de se expressar. Para isso, podem contar com a ajuda do Ateliê da Marina, da Vila da Mônica Gramado!

O parque temático da Turminha possui mais de 20 atrações. Além de serem voltadas à diversão de toda a família, foram planejadas para promover o desenvolvimento de habilidades comportamentais e sociais. Todas as atrações foram adaptadas de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, que destaca a importância de conviver, brincar, participar e explorar. 

Como funciona o Ateliê da Marina

A atração inspirada na Marina, uma das filhas de Mauricio de Sousa, criador da Turminha, está localizada ao lado da roda gigante da Vila da Mônica Gramado. Em horários definidos, os visitantes podem fazer uma aula de desenho com uma instrutora.

Antes de tudo começar, a nossa querida personagem Marina dá as boas-vindas às crianças e aos adultos no vídeo mostrado no telão. Aí começa o aprendizado! O desafio é fazer um desenho do Alfredinho usando giz de cera e folhas personalizadas. Quem está aprendendo a desenhar pode abusar da imaginação e da criatividade, usando diversas cores e adicionando personalidade aos traços.

No final da atividade, que tal levar a arte para casa e fazer uma exposição? Seja na geladeira ou no quarto das crianças, exibir os desenhos ajuda a aumentar a autoestima dos desenhistas e ainda facilita a percepção sobre as mudanças de gosto e habilidade ao longo do tempo.

Habilidades incentivadas no Ateliê da Marina

Aprendendo a desenhar, é possível exercitar a criatividade, a imaginação, a sensibilidade e a atenção, além de aperfeiçoar habilidades motoras finas, ampliar repertórios e externar a forma como as crianças enxergam o mundo ao redor. Ao mesmo tempo, elas trabalham a coordenação e a capacidade de classificar que pássaros voam e elefantes são maiores do que gatos, por exemplo.

Em entrevista à equipe do nosso parque, Marina Takeda e Sousa, inspiração para a personagem da Turminha, fala sobre sua relação com o desenho e sobre o que achou do Ateliê da Marina da Vila da Mônica Gramado, que visitou com seu filho primogênito, Martin, por ocasião do aniversário de um ano do parque, em outubro.

Crédito: Instagram/@marinatakeda [Descrição da imagem: A foto mostra uma sala colorida, com um telão com fundo azul, em que lê-se Ateliê da Marina. Na frente dele, Marina Takeda e Sousa sorri, com um joelho no chão, enquanto abraça o filho, Martin, que também está sorrindo.]

[VILA DA MÔNICA GRAMADO] O desenho esteve presente na sua vida desde sempre. Hoje, qual é a contribuição dele e da arte para a sua vida?

[MARINA] Eu admirava muito meus pais desenhando e sempre fui muito fã da Turma da Mônica, lia todos os gibis sem exceção. O desenho, para mim, é até hoje um grande prazer. Gosto de rabiscar e de desenhar caricaturas dos amigos, mas também sou muito fã de museus e exposições.

[VMG] Por que desenhar é importante para as crianças?

[MARINA] O desenho é uma das primeiras expressões artísticas da criança. É uma demonstração de como ela enxerga o mundo, as pessoas. Como o meu pai mesmo diz: toda criança sabe desenhar. E, se estimuladas, elas terão um futuro brilhante!

[VMG] Qual é a sua principal dica para quem gosta ou quer aprender a desenhar?

[MARINA] Observar bastante o mundo ao seu redor e não ter medo de usar o traço que sabe e conhece.

[VMG] Qual foi o momento mais marcante que lembra com o Sr. Mauricio?

[MARINA] São muitos! Mas uma das minhas memórias preferidas é a dele indo até a banca, toda semana, e trazendo gibis novos da Turma da Mônica para casa e deixando na minha cama. Ele fazia questão de fazer isso mesmo sendo o Mauricio de Sousa e eu sentia um prazer ainda maior ao ler as revistinhas.

[VMG] O que sentiu ao entrar no Ateliê da Marina, na Vila da Mônica Gramado?

[MARINA] Eu imediatamente imaginei a Marina criança entrando ali e fiquei emocionada. Eu tenho certeza de que ela amaria cada cantinho, cada detalhe e se divertiria demais!

[VMG] Qual foi o destaque da sua experiência na comemoração de um ano da Vila da Mônica Gramado?

[MARINA] Com certeza foi ter levado meu filho de três aninhos e ver a carinha dele de felicidade em cada brinquedo. Destaque para a atividade dos bombeiros, que fez com que os olhinhos dele brilhassem! Foi uma experiência maravilhosa que, definitivamente, quero repetir.

Logo Vila da Mônica Gramado