Como curtir Gramado durante o Festival de Cultura e Gastronomia

Festival de Gastronomia em Gramado - Rua ao lado da igreja

Anualmente, milhões de viajantes são atraídos para Gramado, onde podem testemunhar as maravilhas naturais, a riqueza cultural e, é claro, se deliciar com a culinária local. Além de ser um renomado polo na produção de chocolates artesanais e abrigar restaurantes temáticos que exploram sabores locais e internacionais, a cidade revela mais um encanto durante o mês de setembro: o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.

Neste ano, de 6 a 17 de setembro, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar os sabores de pratos exclusivos, acompanhados por uma programação diversa que faz a experiência gastronômica ganhar vida. Além disso, é possível aproveitar as atrações imperdíveis que Gramado oferece.

Se você está planejando visitar esse lindo destino da Serra Gaúcha e quer saber mais sobre o Festival e como aproveitá-lo durante o período, você é nosso convidado para seguir a leitura e conferir as dicas do blog da Turma da Mônica!

Festival de Cultura e Gastronomia 

O Festival de Cultura e Gastronomia já se consagrou um dos principais eventos da cidade. Com uma programação que oferece aos visitantes receitas exclusivas preparadas por alguns dos melhores estabelecimentos, o evento proporciona experiências que vão muito além do paladar. 

Tudo teve início em 2007, inspirado em uma experiência que ocorria na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Logo em sua estreia em Gramado, o evento reuniu jantares comandados por chefs da França, da Itália, da Argentina e do Brasil, com mais de 900 apreciadores. Além disso, cerca de 13 mil pessoas participaram da degustação de vinhos na Rua Coberta.

Desde então, o Festival floresceu para se tornar um dos eventos oficiais do calendário de Gramado. Atualmente, a programação inclui atividades diversificadas que vão desde bancas de comida de rua até restaurantes da cidade, que elaboram pratos inéditos inspirados em diversos países. Além disso, renomados chefs conduzem workshops e oficinas, abrindo os segredos culinários, enquanto concursos desafiam o talento dos visitantes. Você também pode apreciar espetáculos musicais, que enriquecem ainda mais a experiência do Festival.

Em 2023, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado chega à 15ª edição, com o tema PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Acesse o site para conferir a programação, que vai de 6 a 17 de setembro.

Curtindo Gramado durante o Festival

Além de acompanhar de pertinho o Festival, você pode aproveitar a atmosfera do evento para conhecer as diversas atrações que Gramado oferece. Por isso, preparamos quatro três opções que você vai adorar conhecer durante a sua estadia na cidade. Vamos lá? 

1. Experiência Prawer Tour & Degustação

Localizada em Gramado, a capital nacional do chocolate artesanal, a Primeira Fábrica de Chocolate Artesanal do Brasil é parada obrigatória para quem quer ter a verdadeira experiência do chocolate! Na Experiência Prawer Tour & Degustação você vai se encantar e se surpreender com o carinho colocado em cada detalhe dos nossos produtos.

Há 47 anos, a história da Prawer está diretamente ligada à história do chocolate artesanal do Brasil. Fundada em 1975 a Prawer foi pioneira na fabricação artesanal do chocolate no país. Além de visitar nossa fábrica, conheça também nossos mais de 250 produtos que são divididos entre as linhas Essencial, Originals, Armazém entre outros.

2. Mundo de Chocolate

É possível conhecer a terra do chocolate artesanal e ao mesmo tempo dar uma volta ao mundo! O Mundo de Chocolate é um museu que reúne a essência dos destinos turísticos mais emblemáticos do planeta, esculpidos meticulosamente em uma exuberante massa de chocolate. À medida que você explora suas instalações, um aroma irresistível o acompanha – é uma promessa de delícias à espera. São mais de 200 peças esculpidas a partir de 30 toneladas da iguaria. Você pode curtir e fotografar a Torre Eiffel, a Muralha da China, o Cristo Redentor, além de fazer uma degustação de chocolate, que não poderia faltar. 

3. Palácio dos Festivais

Este belíssimo prédio em estilo germânico é simplesmente a casa do cinema brasileiro em Gramado. Há 45 anos, essa icônica construção abraça o Festival de Cinema, um dos principais eventos do cinema do Brasil e da América Latina. Durante a celebração, que ocorre no mês de agosto, um deslumbrante tapete vermelho é estendido pela Rua Coberta, no qual artistas trilham em busca do cobiçado Kikito – o troféu concedido aos premiados.

Mas não se preocupe, você também pode curtir o local durante o Festival de Cultura e Gastronomia. O Palácio dos Festivais conta com uma programação semanal de filmes em exibição, além de abrigar o Museu do Festival. Para quem aprecia história, cultura e a magia das telonas, é uma baita opção de passeio. Ele fica no andar superior do prédio e apresenta uma moderna estrutura que narra a história deste evento que preenche a cidade de orgulho. Você ainda pode passar na cafeteria do Palácio, e tomar um chocolate quente com vista para a Avenida Borges de Medeiros. 

4. Vila da Mônica

Com mais de 20 atrações lúdicas, a Vila da Mônica Gramado transporta os visitantes para dentro das aventuras da Turminha. Ideal para um passeio em família, o parque recria cada cantinho do Bairro do Limoeiro, trazendo à vida os personagens que cativaram gerações. É um espaço onde a imaginação se materializa e estreita laços, proporcionando um terreno comum para compartilhar brincadeiras e jogos para pessoas de todas as idades. 

Além disso, o local é superseguro e confortável, totalmente coberto e climatizado, ou seja, mesmo em dias de chuva, a diversão é garantida! Ah, e para tornar a experiência ainda mais completa durante o período do Festival, a Vila da Mônica proporciona dentro do Empório do Nhô Lau, quitutes e refeições de fornecedores locais, aproximando visitantes da Gastronomia de Gramado.


Com essas dicas ficou fácil aproveitar Gramado durante o Festival de Cultura e Gastronomia. Quer conhecer outras atrações da cidade? Confira os conteúdos do blog Turma da Mônica!

Logo Vila da Mônica Gramado