Mônica 60 anos: Que tal relembrar a história da dona da rua?

Sob o tema “Mônica 60: Sempre Fui Forte”, em 2023, estão sendo celebrados os 60 anos da Mônica! Isso mesmo, apesar de seguir sempre com 7 anos nos quadrinhos, a menina do vestido vermelho e do coelhinho de pelúcia completa seis décadas de existência.

Para celebrar essa marca tão importante, a Mauricio de Sousa Produções está realizando, ao longo do ano, diversas iniciativas, que englobam desde lançamentos de produtos até instalações artísticas em diversas cidades do país.

E, para relembrar a trajetória dela, que é um dos ícones culturais mais legais e queridos do Brasil, o blog da Vila da Mônica vai fazer uma viagem no tempo e revisitar diversos momentos marcantes. Vamos juntos?

Conquistando o protagonismo

Você sabia que antes de conquistar o coração de crianças e adultos e se tornar a dona da rua do Limoeiro, a Mônica era coadjuvante nas histórias? Mauricio de Sousa criou, primeiramente, tirinhas com o Bidu e o Franjinha, em 1959. Depois, foram  aparecendo outros personagens, como o Cebolinha e o Cascão. A nossa protagonista surgiu apenas em 1963, em uma tira do Cebolinha.

A inspiração para a criação da Mônica foi a própria filha de Mauricio, Mônica Sousa, que também era dona de uma personalidade forte e andava sempre com um coelho de brinquedo pela casa! Aliás, os dez filhos do cartunista inspiraram o surgimento de personagens, como, por exemplo, a própria Magali (Magali Spada e Sousa), o Do Contra (Mauricio Takeda e Sousa), Marina (Marina Takeda e Sousa) e o Nimbus (Mauro Takeda e Sousa).

Aos poucos, Mônica foi ganhando popularidade até conquistar o protagonismo e enfim se tornar a líder da Turminha. A primeira edição de histórias em quadrinhos Mônica e sua Turma foi lançada em 1970. Desde então, são milhões de exemplares vendidos, o que ajudou a fomentar a alfabetização e o gosto pela literatura de diversas gerações! 

Crédito: Mauricio de Sousa Produções [Descrição da imagem: Capa da primeira edição da revista Mônica e a sua Turma. Na ilustração, Mônica, sorridente, levanta a frente de um carro para que uma tartaruga passe. O carro tem o Cebolinha no volante, com expressão de desaprovação. A capa contém também minigravuras do Horácio, do Franjinha, do Jotalhão, do Cascão e do Bidu.]

Dos gibis para as telonas

Com o passar do tempo, a Mônica e a Turminha foram muito além dos quadrinhos e chegaram a outras áreas, como desenhos animados, filmes, brinquedos e até parques temáticos!

Em 1982, a Mônica protagonizou sua primeira produção de animação com o filme As Aventuras da Turma da Mônica. Desde então, várias outras histórias foram produzidas para as telonas, como A Princesa e o Robô (1984) e Turma da Mônica em: Uma Aventura no Tempo (2007).

Mais recentemente, em 2019, a Mônica ganhou até uma versão em carne e osso! O filme Turma da Mônica – Laços conta a história da Turminha em live-action e fez tanto sucesso que já existem duas sequências: Turma da Mônica – Lições e um seriado de TV, Turma da Mônica – A Série. Essas adaptações expandiram a audiência da Mônica e da Turminha para além dos leitores de quadrinhos, agregando novos fãs e ajudando a inspirar ainda mais pessoas com suas histórias de coragem e diversão!

Mônica 60: Momentos históricos

Pelo exemplo da força e da liderança que as meninas podem ter, e justamente por suas histórias inspirarem e transmitirem valores como amizade, justiça e respeito à diversidade, em 2007, a Mônica foi nomeada embaixadora da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ela é a única personagem de quadrinhos que detém esse título.

Em 2008, nossa protagonista também se tornou embaixadora do turismo brasileiro, quando foi escolhida pelo Ministério do Turismo para representar o país em campanhas deste setor. Assim, ela participou de diversos eventos, no Brasil e no exterior, divulgando as nossas belezas naturais e culturais, sempre destacando a importância da preservação do meio ambiente e do cuidado com o planeta.

Outro momento marcante de sua história foi quando, durante a pandemia de Covid-19, ela protagonizou, ao lado do Cascão, uma campanha de conscientização sobre a importância da higiene e dos cuidados com a saúde. Na peça, Cascão, conhecido por ter medo da água, é incentivado pela Mônica a lavar as mãos regularmente para evitar a propagação do vírus.

Sempre fui forte

As comemorações do aniversário de 60 anos da Mônica estão acontecendo desde o início do ano, com diversas ações preparadas especialmente para a data.

Entre as iniciativas, está uma coleção de releituras do Sansão. Nela, diversos estilistas brasileiros prepararam outras versões do famoso coelho da Mônica, com diferentes cores e materiais. As obras foram expostas, entre maio e julho, no Shopping SP Market, em São Paulo.

Ainda, a ação “Coelhadas Gigantes” tem levado um Sansão gigante pelo país! Primeiramente, foi a vez da capital paulista receber o fiel escudeiro da Mônica. Com 11,5 metros de comprimento, o Sansão foi colocado no alto do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, chamando a atenção de todo mundo que passava pelo lugar! Depois, Campina Grande recebeu a atração, instalada ao lado do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A ação ainda irá passar, ao longo do ano, por diversas cidades do Brasil.

Crédito: Mauricio de Sousa Produções [Descrição da imagem: Em primeiro plano, Mauricio de Sousa à esquerda, ao lado da personagem Mônica, que segura o Sansão em seu braço. Á direita, Mônica Sousa.  Ao fundo, prédio do Conjunto Nacional com um Sansão gigante em sua cobertura.]

Em meio às comemorações, a infância de Mauricio de Sousa também foi homenageada com a criação de 82 bibliotecas com 20.500 exemplares de livros, reforçando o papel que a Mônica sempre teve com o incentivo à leitura.

Além disso, a aniversariante também ganhou uma festa-surpresa e itinerante. Desenvolvida numa parceria inédita da MSP com a YDreams Global, o projeto interativo convida as pessoas a participarem do aniversário em um ambiente com diferentes espaços do bairro do Limoeiro. O primeiro local a receber a festa foi o Shopping Iguatemi Alphaville, em São Paulo. Até outubro, o espaço passará pelos outros shoppings da rede Iguatemi, em Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS).

Vila da Mônica Gramado

Crédito: Flávio Rodrigues [Descrição da imagem: Em primeiro plano, um jardim com a planta alegria-de-jardim. Ao fundo, fachada do prédio colorido da Vila da Mônica Gramado, com imagens de personagens e o desenho de um relógio de parede]

Mas também é possível vivenciar uma experiência incrível e divertida no bairro do Limoeiro o ano inteiro e, quem sabe, até ver pessoalmente a Mônica! A Vila da Mônica, inaugurada em 2022, em Gramado, na Serra Gaúcha, é um parque que recria o cenário dos quadrinhos, com brincadeiras para toda a família.

Com mais de 20 atrações, a Vila permite aos visitantes reviver as aventuras consagradas no universo criado por Mauricio de Sousa, participando de atividades como uma festa do pijama na Casa da Mônica, preparar biscoitos na Casa da Magali, ou até mesmo participar de desafios e exercícios na Casa do Cebolinha. Além disso, o parque conta com shows e atrações com os personagens da Turminha.

É possível conferir os horários dos shows, valores dos ingressos e tudo sobre essa maravilhosa opção de passeio no site: www.viladamonica.com.br!

Logo Vila da Mônica Gramado