Vila da Mônica: Um parque com acessibilidade em Gramado

Postado em
Postado em

Você já ouviu falar do Setembro Verde? A campanha busca reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), comemorado em 21 de setembro. A data foi instituída em 1982, mas só foi oficializada em 2005, com a Lei nº 11.133. O objetivo do Setembro Verde é conscientizar a população sobre a necessidade de sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva. 

Conhecida pelas belezas naturais e também pelas diversas opções de lazer, Gramado possui uma infraestrutura com acessibilidade em seus espaços públicos, restaurantes, lojas e parques temáticos. E, é claro, quando o assunto é inclusão, a Vila da Mônica Gramado é um dos locais mais preparados para receber quem tem alguma deficiência ou necessidade especial.

A Turminha sempre nos ensinou lições importantes a respeito do tema, especialmente com o Luca e a Dorinha, personagens com deficiência que esbanjam energia em suas aventuras no bairro do Limoeiro! Falando nisso, vamos saber mais sobre como aproveitar passeios e viver bons momentos com muita acessibilidade em Gramado e na Vila da Mônica?

Acessibilidade em Gramado

Gramado tem cerca de 40 mil habitantes e recebe, todos os anos, cerca de 7 milhões de turistas. Para atender bem tanto quem mora quanto quem visita a cidade e proporcionar a todos uma experiência agradável, foi feito um grande investimento na adaptação dos espaços públicos. Rampas de acesso, sinalização tátil e vagas reservadas para pessoas com deficiência são alguns exemplos de medidas que facilitam a locomoção na cidade.

Locais supervisitados, como a Rua Torta e a Rua Coberta – que é repleta de lojinhas e restaurantes –, permitem uma experiência completa e acessível para pessoas com deficiência. Há, também, o Bustour, ônibus que circula pelos principais pontos turísticos de Gramado e que tem acesso prioritário para pessoas com deficiência.

Na terra do chocolate, também é possível conhecer as fábricas e lojas como a da Lugano e a da Caracol, que são totalmente acessíveis, assim como os diversos parques. Entre eles estão o Mini Mundo, o SnowLand e o Acquamotion – neste último, há até equipe de salva-vidas que auxilia quem tem alguma deficiência a entrar e a sair das piscinas.

Vila da Mônica: diversão e acessibilidade em Gramado

Com sua proposta lúdica e encantadora, a Vila da Mônica abraça as diferenças. O parque proporciona acessibilidade em Gramado, com experiências divertidas e confortáveis para todos os seus visitantes, incluindo pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Desde a sua construção, a Vila se preocupou com cada detalhe. Ela foi projetada seguindo os requisitos da norma NBR 9050/2020, que trata sobre acessibilidade em edificações e espaços urbanos. Por isso, há rotas adaptadas desde a parada de ônibus mais próxima, passando por caminhos no paisagismo externo até acessos de entrada e saída, tanto para visitantes como para colaboradores.

No interior do parque, quem tem alguma deficiência vive uma experiência completa, com autonomia e segurança, podendo percorrer as mais de 20 atrações e participando das atividades e brincadeiras do bairro do Limoeiro. O piso revestido com material emborrachado agrega segurança, assim como as rotas de acessibilidade, bebedouros, banheiros e vestiários adaptados para PCDs.

E há atrações imperdíveis como a Casa do Luca, onde os visitantes podem fazer arremessos nas cestas de basquete ou curtir outros games. O esporte, aliás, é o preferido do personagem cadeirante.

Preocupada com o bem-estar de todos, a Vila ainda conta com o espaço família, equipado com fraldário e toalete kids. Em breve, o parque também contará com mapas táteis e uma salinha quiet room, útil para pessoas com autismo e para quem quer fazer uma pausa entre uma aventura e outra.

Vale lembrar que todos os colaboradores do parque estão capacitados para recepcionar o público da melhor forma. Além de estar sempre disponível para orientações e ajudar a tirar belas fotos, a equipe ainda é responsável por distribuir cordões de identificação e abafadores para que pessoas autistas não sintam nenhum desconforto durante a visita à Vila da Mônica. Demais, né?

Você pode conferir também: Onde fica o Parque Vila da Mônica Gramado? Tudo sobre este maravilhoso parque temático! 

Ingressos

É muito fácil aproveitar esse maravilhoso parque com acessibilidade em Gramado! Basta chegar à bilheteria e aproveitar os valores diferenciados para pessoas com deficiência. De 3 a 14 anos, o ingresso é isento, e o acompanhante paga R$ 89. De 15 a 59 anos, o ingresso custa R$ 89, tanto para a PCD como para o acompanhante. 


Se você ficou com vontade de viver momentos inesquecíveis, com conforto e segurança para todos, que tal acessar o site www.viladamonica.com.br e conhecer as mais de 20 atrações do parque?

Logo Vila da Mônica Gramado