O friozinho chega e surge a dúvida: onde passear no fim de semana? Uma das principais ideias de casais e famílias com filhos é Gramado – RS. Conhecida por belas paisagens e atrações para diversos públicos, a cidade foi considerada o segundo melhor destino turístico do Brasil de 2019 no prêmio Travelers’ Choice, promovido pelo site de viagens TripAdvisor.
Especialmente no inverno e no final de ano, as ruas do município da Serra Gaúcha ficam cheias de turistas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que prestigiam eventos como o Festival de Cinema e o Natal Luz. Mas nem sempre essa foi a realidade. Vamos entender o que tornou a cidade tão atrativa?
Gramado RS: origem do sucesso como destino turístico
A cultura local é um dos atrativos de Gramado. O povo gentil e a comida gostosa são heranças dos colonos alemães, que chegaram a Gramado por volta de 1875. Além disso, até hoje a região mantém uma economia em torno da produção de calçados, malhas e chocolates, que atrai turistas na Páscoa e durante todo o resto do ano.
O turismo na cidade se intensificou nos anos 1920, quando foram abertos os primeiros hotéis próximos ao Parque do Caracol, localizado na Região das Hortênsias, de que Gramado – RS faz parte. Já nas décadas de 1950 e 1960, a gestão municipal quis aproveitar mais o fato de a região ser atrativa para pessoas com a recomendação médica de buscar ar puro. Na época, o litoral tinha estrutura insuficiente – ao contrário do município da Serra Gaúcha.
Por isso, começaram a promover eventos. O primeiro foi o Festival das Hortênsias, em 1958. Mais tarde, em 1973, a criação do Festival de Cinema de Gramado atraiu os holofotes de toda a mídia nacional para a cidade, que até hoje recebe atores famosos e conhecidos da população brasileira.
Uma vez estabelecida como destino turístico com ampla oferta hoteleira, gastronômica e cultural, a gestão pública de Gramado quis ir além, incentivando os turistas a ficarem mais tempo na cidade. E foi aí que surgiram os parques temáticos, começando pelo Mini Mundo, inaugurado em 1983, que deram início a uma nova fase no turismo na região.
Atrações em 2023 para visitar em Gramado
Gramado – RS encanta seus visitantes até hoje e é um dos lugares favoritos, principalmente de casais e famílias com filhos, como mostrou uma pesquisa feita pela Secretaria de Turismo de Gramado em 2022. Não à toa a cidade foi reconhecida quatro vezes como melhor destino de inverno no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo!
E não podemos esquecer da gastronomia. O fondue de chocolate é obrigatório para quem passa pela cidade, mas há opções para todos os gostos, desde bufê a quilo até rodízios de pizzas e massas. Após o almoço, a dica é dar uma volta – a pé ou de pedalinho – pelo Lago Negro ou curtir um dos parques temáticos.
À noite, os turistas podem desfrutar de eventos como:
- Festival de Cinema;
- Festival de Cultura e Gastronomia;
- Gramado Summit;
- Natal Luz;
- Festuris;
- Gramado in Concert;
- Carnaval Gramado Fantasia.
No fim do roteiro, resta descansar. A maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul é a de Gramado, que recebe o público de braços abertos em seus mais de 26 mil leitos, localizados inclusive no segundo melhor hotel e no mais romântico do mundo, segundo rankings do TripAdvisor.
Iniciativas recentes em Gramado – RS
A cidade se dedica a receber bem seus visitantes facilitando a escolha do roteiro de cada dia de passeio. Nesse sentido, recentemente, o Conselho de Turismo de Gramado – RS criou um Guia Cultural com conteúdo disponível via QR Code e um novo roteiro de agroturismo, além do evento Vindima em Gramado, reunindo opções de lazer para todos os públicos.
Também há novos parques temáticos. Entre os negócios mais recentes está a Vila da Mônica Gramado, parque inspirado na Turminha criada por Mauricio de Sousa e que foi inaugurado em outubro de 2022, com atrações dedicadas a toda a família.

Créditos: Mônica Pereira
Quer a nossa ajuda para montar um roteiro completo para passear em Gramado em qualquer estação do ano? Você pode conferir os posts no blog da Vila da Mônica!