Sete fatos sobre sustentabilidade na Vila da Mônica que você precisa conhecer 

Fachada Vila da Mônica, localizada em Gramado

A Vila da Mônica é um local que nos transporta de volta à nossa infância, relembrando os encantos das histórias em quadrinhos. Mas, além de proporcionar diversão e bem-estar aos visitantes, o parque também está comprometido com a causa da sustentabilidade

Assim como nas aventuras da Turminha, a preservação do meio ambiente e o cuidado com o nosso planeta desempenham um papel fundamental aqui na Vila. Desde a sua concepção, a Vila da Mônica tem se empenhado para fazer o uso responsável dos recursos naturais, com a construção de um prédio moderno, inovador e que causa o menor impacto ambiental possível.

Para saber mais sobre como o parque faz a sua parte na preservação do meio ambiente, separamos sete fatos sobre sustentabilidade na Vila da Mônica que você precisa conhecer. Vamos lá?

#1 O parque realiza o descarte consciente do lixo 

A Vila da Mônica demonstra um compromisso sólido com as gerações futuras, adotando práticas responsáveis na gestão de resíduos. Em todo o bairro do Limoeiro, você encontrará diversas lixeiras estrategicamente posicionadas, facilitando a separação adequada de metais, papéis, vidros, plásticos e orgânicos.

Além disso, o parque faz questão de disponibilizar produtos sustentáveis, como os canudos biodegradáveis oferecidos no restaurante da Vila e os talheres descartáveis de madeira no Empório do Nhô Lau. Essas medidas visam reduzir a produção de resíduos, especialmente de plástico, que frequentemente polui o meio ambiente.

Já no Ateliê da Marina, todos os papéis utilizados possuem certificação de manejo florestal responsável. São ações que demonstram o firme compromisso da Vila da Mônica com a preservação ambiental. Demais, né?!

#2 A Vila da Mônica utiliza energia limpa

A energia limpa é uma fonte que se destaca por não emitir poluentes na atmosfera e por causar o mínimo impacto ambiental, evitando danos à natureza.

Nesse contexto, o edifício moderno da Vila da Mônica incorpora placas solares para a geração desse tipo de energia. Isso não apenas contribui para a preservação de recursos naturais escassos, mas também ajuda a reduzir a poluição sonora, uma vez que o funcionamento dessas placas é silencioso e discreto, evitando ruídos incômodos.

Outro aspecto adicional positivo é que os painéis solares são sustentáveis até mesmo em seu descarte, com a capacidade de reciclar até 97% de seus materiais. 

#3 O parque utiliza um sistema de climatização natural

Outro compromisso da Vila da Mônica Gramado é a implementação das melhores práticas de ESG, que englobam aspectos de governança social, ambiental e corporativa. Um dos exemplos notáveis desse compromisso é o uso de telhas reflexivas em sua construção.

Essas telhas têm a capacidade de reduzir a absorção de calor no interior do edifício, eliminando a necessidade de um sistema de climatização extenso. 

Isso ocorre porque esses materiais refletem os raios solares, criando um ambiente interno mais fresco e proporcionando um conforto térmico excepcional para você e sua família desfrutarem durante sua visita ao complexo. 

#4 A Vila da Mônica é indoor, mas o ar é purinho!

Na Vila da Mônica, você terá a oportunidade de desfrutar de mais de 20 atrações em um ambiente coberto, onde é possível aproveitar até mesmo em dias chuvosos, tudo isso enquanto desfruta de ar fresco e puro!


Isso mesmo, o complexo da Vila possui um sistema de renovação de ar com filtros de carvão ativado e lâmpadas ultravioletas, semelhante ao que é utilizado em hospitais de última geração.

Por meio dele, a qualidade do ar é melhorada, pois os filtros removem odores, gases e substâncias orgânicas do ar, enquanto as lâmpadas auxiliam na inativação de microrganismos que são comuns em qualquer ambiente, como vírus, bactérias e fungos. Tudo isso garante um ambiente mais limpo e seguro para o seu passeio. 

#5 O edifício da Vila possui iluminação natural

Se, durante o seu passeio pelo bairro do Limoeiro, você olhar para cima, será possível enxergar aberturas no teto estrategicamente incorporadas à construção do prédio, seguindo uma técnica de design conhecida como iluminação zenital.

Essa abordagem arquitetônica não apenas cria ambientes internos harmoniosos e acolhedores, mas também maximiza o aproveitamento da luz solar para iluminar o interior do edifício. 

Isso se traduz em uma redução significativa da necessidade de iluminação artificial durante o dia. Uma escolha que não apenas serve para economizar, mas também para preservar os recursos naturais preciosos de nosso planeta.

#6 O parque faz o reúso de água

Outro demonstração do uso consciente dos recursos naturais na Vila da Mônica é o seu sistema próprio de tratamento e reúso de água

A partir das chuvas, a água que é captada no telhado é potabilizada ao passar por um processo de ultrafiltragem e cloração. Após o tratamento de esgoto na sequência, o efluente é reutilizado nos sanitários do prédio.

#7 Vila da Mônica é o primeiro parque da América Latina a receber a certificação Leed Platinum 

Como você já viu, cada detalhe da Vila da Mônica foi planejado para causar o menor impacto possível no meio ambiente. E esse compromisso com a sustentabilidade ajudou o parque a tornar-se um dos edifícios mais sustentáveis do planeta, resultando na conquista da certificação LEED Platinum!

Este certificado é emitido pela United States Green Building Council (USGBC) e reconhece construções que unem sustentabilidade, desempenho e baixo impacto ambiental. Diante disso, a Vila conseguiu atingir o nível mais alto dessa certificação.

Os fatos falam por si só! Que tal aproveitar a oportunidade de trazer a sua família para esse parque que se preocupa tanto com o meio ambiente, bem-estar e com o futuro dos seus filhos?  É só passar na Vila da Mônica para explorar de perto as instalações enquanto curte um passeio inesquecível com a Turminha!

Logo Vila da Mônica Gramado