Agroturismo em Gramado: passeios permitem conhecer gastronomia e cultura locais

Quem viaja para Gramado encontra uma ampla variedade de atrações, sejam parques temáticos, restaurantes ou eventos como o famoso Natal Luz. Mas a cidade oferece muito mais. As propriedades rurais da região produzem alimentos que dão água na boca, o que torna o agroturismo em Gramado um atrativo indispensável no seu roteiro!

Descendentes de alemães e italianos deram início ao plantio e à produção de alimentos que hoje contribuem para a fama da culinária local. Para conhecer essa riqueza, o Conselho de Turismo da cidade criou cinco roteiros de agroturismo em Gramado, todos a bordo de um ônibus jardineira que parte da Praça das Etnias. Vamos saber mais sobre cada um deles?

Roteiro O Quatrilho

A primeira parada do roteiro de agroturismo em Gramado é o Moinho Grings, construído no final do século XIX pelas famílias Trentin e Dal Ri, que inspiraram o enredo de “O Quatrilho”, de 1995, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sob o comando da família Grings desde 1952, o local processa centeio e arroz, além de investir na agricultura e na criação de animais.

O passeio segue até a propriedade da Família Lazaretti, responsável pelo cultivo de videiras e pela elaboração de vinho colonial e graspa. O almoço fica por conta da Família Ramm, que resgata a história, os sabores e a tradição em seu banquete.

Tour dos Sabores

Quer saborear doces cremosos, de corte e geleias de uma das marcas mais tradicionais da Serra Gaúcha? Então, você vai adorar saber os detalhes da produção dessas delícias na visita à loja da fábrica dos Doces Masotti! Outro destino do Tour dos Sabores é a Ovos Dourados, em que os visitantes conhecem como são criadas as galinhas felizes (ou seja, em liberdade) e degustam receitas típicas alemãs.

Para finalizar esse tour de agroturismo em Gramado, o roteiro passa pela SG Facas Artesanais. A experiência vai levar você em uma viagem no tempo ao mostrar o processo da forja artesanal realizada pelos ferreiros imigrantes italianos, além de proporcionar um churrasco com acompanhamentos na paisagem campeira da propriedade.

Caminhos Linha Ávila

O passeio pela Linha Ávila começa na propriedade da Família Wagner, onde Lírio e Terezinha produzem saborosos doces e geleias e plantam morangos e árvores frutíferas. Aliás, fica a dica: em época de frutas é oferecida a opção de “colha e pague”.

Já na Cantina Nonno Giovanni, Alcione e Marivani contam a história da imigração italiana. Lá também é possível conhecer a produção de vinho artesanal em uma estufa de fumo desativada e degustar queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros. O passeio de agroturismo em Gramado se encerra no Sítio Tradição com um costelão na vala e demonstrações de doma de cavalos.

Tour no Vale

Este roteiro proporciona momentos inesquecíveis no Vale do Quilombo, junto a belas paisagens naturais e campos com araucárias, kiwis e uvas. Na primeira parada, o casal Vicente e Fátima Marcon mostra objetos utilizados por seus pais no plantio de milho e no manejo com os animais. Além disso, o visitante é convidado a alimentar as ovelhas e degustar suco de uva, geleias e pães produzidos na propriedade.

O passeio de agroturismo em Gramado continua pelo Alambique dos Rossas. A visita é guiada pelo proprietário e produtor Romeu Rossa, que conta a história de sua família e mostra o processo de produção de cachaças desde a colheita da cana-de-açúcar.

Depois de abrir o apetite, nada melhor do que um lanchinho, certo? É o que a Família Baretta proporciona em uma casa centenária em estilo enxaimel, onde funcionava um salão de quermesse. É lá que o proprietário, Jovani Baretta, serve um saboroso café da tarde com bolos, pastéis, cucas e bebidas e o sanfoneiro convida os visitantes para dançar e cantar juntos.

Tour Raízes Coloniais

O Tour Raízes Coloniais passa pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita. Tudo começa na Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras, onde a Família Ferrari conserva vinhos, queijos e salames.

E a visita na Serra Gaúcha não fica completa sem um chimarrão! Você pode conhecer o processo de produção artesanal da erva-mate, usada na bebida, na Ervateira Marcon. Já no Museu Fioreze, Nelson Fioreze guia o público em uma visita por objetos guardados por ele desde a infância.

Para encerrar com chave de ouro, o Caffé Della Nonna oferece um lanche com pães caseiros, geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças e polenta. A matriarca Zulmira Foss recebe todos com alegria e ao som de músicas típicas italianas como La Bella Polenta.

Produtos locais na Vila da Mônica Gramado

A Vila da Mônica Gramado foi planejada para homenagear a cidade da Serra Gaúcha – aspecto presente até na alimentação no parque. Isso porque, além de contar com um restaurante, o local possui o Empório Nhô Lau!

O espaço é perfeito para fazer uma pausa entre uma atração e outra, comendo aquele bom lanchinho ou tomando um café. E o melhor de tudo: lá os visitantes podem apreciar produtos feitos na própria cidade! 

Após o lanche, as energias estão recarregadas para voltar a se divertir com a Turminha!

Crédito: Divulgação

[Descrição da imagem: Foto mostra o personagem Chico Bento de braços levantados no Empório Nhô Lau, localizado na Vila da Mônica Gramado. O local possui mesas e cadeiras de madeira clara, além de um balcão refrigerado e estantes com produtos coloniais.]

Gostou das dicas? O blog da Vila da Mônica Gramado tem mais indicações de lugares para você conhecer durante a visita à cidade.

Logo Vila da Mônica Gramado