Turismo em Gramado/RS: 5 lugares para conhecer a cultura local

Se você chegou até este artigo, sabe que o turismo em Gramado – RS é uma experiência inesquecível! Tanto é que a cidade já foi reconhecida quatro vezes como melhor destino de inverno no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo. E o título se deve, em grande parte, pela cultura local.

O povo acolhedor e a comida gostosa são características herdadas dos alemães que se estabeleceram na região a partir de 1875. A contribuição dos imigrantes também pode ser vista na arquitetura típica, marcada pelo método construtivo enxaimel, baseada no encaixe de hastes de madeira e no preenchimento dos espaços com pedras e tijolos.

Além de admirar as casas alemãs, especialmente na região central, os visitantes podem conferir destinos indicados no Guia Cultural oficial da cidade. O blog da Vila da Mônica selecionou cinco locais marcantes do turismo em Gramado – RS para conhecer a cultura local da melhor forma!

Você também pode conferir: Como Gramado se tornou uma das cidades mais turísticas do mundo

Museu do Festival de Cinema 

Você já ouviu falar do Festival de Cinema de Gramado, promovido desde 1973 e que reúne atores e atrizes da sétima arte nacional, certo? Se não tiver a oportunidade de acompanhar a programação, você pode visitar o museu do evento.

O local promove experiências interativas e imersivas que contemplam a história do festival e as fases do cinema brasileiro e latino-americano. Depois da visita, é possível apreciar as delícias do Curta Café e, de quebra, uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

Bela Vista Café Colonial 

Aproveitar um bom café colonial é outra oportunidade especial no turismo em Gramado – RS. Por isso, o Bela Vista é um ponto indispensável no seu roteiro – aliás, em 2014, o local foi mencionado no best-seller mundial “1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer”, escrito pela jornalista de turismo Patricia Shultz.

O estabelecimento oferece uma mesa farta com 80 pratos alemães, italianos e portugueses, incluindo bolos, cucas, pão de queijo, polenta frita, queijo, salame, apfelstrudell, suco de uva e chocolate quente. O cardápio preserva a tradição local de tomar um café reforçado antes da rotina pesada de trabalho no campo.

Casa do Colono 

Localizada na Praça das Etnias, a Casa do Colono reúne as delícias da culinária típica da região. Além de verduras, legumes e frutas cultivados em propriedades familiares do interior de Gramado, os visitantes têm a oportunidade de comprar geleias, embutidos, mel, doces, compotas, vinhos, sucos, temperos, queijos, massas e biscoitos. Além disso, é a chance perfeita para adquirir as cucas e os pães feitos em fornos de barro!

 
A Casa do Colono funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, e, nos finais de semana, entre 9h e 18h30. Nos sábados, das 7h às 12h, a Praça das Etnias também promove uma feirinha de produtos coloniais e outra com orgânicos.

Garfo e Bombacha

Localizada em Canela, cidade vizinha de Gramado, a Churrascaria Garfo e Bombacha oferece um imperdível costelão assado por oito horas e uma deliciosa sopa de capeletti. No bufê self-service, o público pode aproveitar uma ilha de antepastos, saladas, pratos quentes, cortes de carne e comidas típicas, como carreteiro, polenta frita e queijo coalho. As sobremesas também são típicas da região. Sagu e ambrosia são exemplos. 

O estabelecimento também promove o espetáculo Noite Gaúcha várias vezes por semana. É um momento propício para conhecer as músicas e danças tradicionais, proporcionando uma imersão na cultura local. É possível fazer reserva para almoço ou jantar com ou sem show no site, na aba produtos.

Prawer

Quem faz turismo em Gramado – RS, a capital nacional do chocolate artesanal, não pode deixar a cidade sem provar essa delícia. Um dos melhores lugares para isso é a fábrica e a loja da Prawer, localizadas na Avenida das Hortênsias, 4100.

O estabelecimento foi fundado em 1975 e é pioneiro na fabricação artesanal de chocolate no país. Na Experiência Prawer Tour & Degustação, é possível entender o processo de fabricação a partir de uma apresentação com abordagem técnica, além de conhecer mais de 250 produtos e degustar alguns deles. A visita dura cerca de 40 minutos e é recomendada para crianças acima de cinco anos de idade.

Você pode conferir mais dicas de turismo em Gramado – RS no blog da Vila da Mônica.

Logo Vila da Mônica Gramado