Dia do Gaúcho: Como aproveitar o feriado em Gramado da melhor forma!

Postado em
Postado em

No Rio Grande do Sul, o Dia do Gaúcho, em 20 de setembro, é marcado pela celebração da cultura regional. A data recorda o início da Revolução Farroupilha, um movimento contra o governo da Corte Portuguesa. Aproveitar o feriado em Gramado é uma ótima forma de conhecer mais sobre a história do estado e a cultura local.

A cidade da região das hortênsias possui influência alemã e é conhecida pelas baixas temperaturas, belas paisagens e culinária ímpar. E isso inclui os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e os banquetes com churrasco, maionese de batata, carreteiro e outros pratos típicos. E, de sobremesa, é claro que não pode faltar sagu, pudim e ambrosia!

Neste post, o blog da Vila da Mônica conta um pouco da história que originou o Dia do Gaúcho. Além disso, indica três formas de aproveitar o feriado em Gramado.

Vamos conferir?

Celebração da Revolução Farroupilha e do Dia do Gaúcho

Também conhecida como Guerra dos Farrapos, a Revolução Farroupilha foi idealizada por estancieiros, ou seja, por detentores de grandes propriedades rurais focadas na criação de gado ou na agricultura. Entre os motivos para o levante estava a insatisfação do grupo com a cobrança de impostos sobre o charque, uma espécie de carne-seca, que era um dos principais produtos comercializados pelo Estado no mercado interno.

O movimento não alcançou os seus objetivos, porém, hoje é lembrado durante a Semana Farroupilha, especialmente no Dia do Gaúcho, em 20 de setembro, data em que a guerra começou em 1835. As celebrações começam com o acendimento da Chama Crioula, que viaja por 30 regiões, acompanhada de cavaleiros e seus cavalos.

Ocorrem acampamentos e desfiles temáticos em todo o estado, com pessoas vestindo a indumentária tradicional, chamada de pilcha, com bombachas e botas gaudérias para os homens e vestidos longos e armados para as mulheres. A culinária é uma das protagonistas nos eventos, especialmente no feriado em Gramado, oferecendo churrasco, carreteiro e chimarrão. E tudo isso embalado por músicas tradicionalmente gaúchas, com faixas de Teixeirinha e Os Monarcas.

O que fazer no feriado em Gramado

A cidade, localizada na Serra Gaúcha, conta com uma ampla infraestrutura turística, incluindo mais de 50 parques e museus. Tanto é que, em 2022, atraiu mais de 6,8 milhões de visitantes, de acordo com a prefeitura.

Seja em uma viagem bate-volta ou de uma semana, é possível aproveitar o feriado em Gramado para conhecer mais a fundo a cultura local, especialmente no Dia do Gaúcho. Selecionamos três locais e atrações essenciais para incluir no roteiro.

CTG Manotaço

O Centro de Tradições Gaúchas Manotaço é um dos CTGs mais antigos de Gramado. Fundado em 1955, está localizado a 2 km do Lago Negro, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O espaço oferece chás de prendas, invernadas mirins e bailes com muito fandango, milonga, vaneira e outros ritmos gaudérios. Além disso, lá ocorrem oficinas ligadas à tradição local, como de laço e trançados em couro.

A programação ainda conta com o Projeto Adelante Confraria Poética. O encontro serve para compartilhar conhecimentos sobre a poesia gaúcha e a arte da declamação.

Restaurante Bella Gramado

A 10 minutos de carro do CTG Manotaço, há o Restaurante Bella Gramado. O local agrada diversos públicos, já que oferece bufê livre e por quilo com comida caseira, rodízio com massas, fritas e pizzas, a partir das 19h e espeto corrido nos domingos.

O cardápio do estabelecimento conta com pizzas com mais de 60 sabores, salgados e doces, incluindo uma opção exclusiva. A Farrapo, que leva muçarela, chester, geleia de pimenta com abacaxi e orégano.

Garfo e Bombacha

Outra churrascaria tradicional da região das hortênsias está na cidade vizinha. Canela conta com o Garfo e Bombacha! O destaque do estabelecimento é o costelão assado por oito horas, que desmancha na boca.

Para acompanhar a iguaria, os visitantes podem aproveitar a sopa de capeletti, servida na mesa, e o bufê self-service, que conta com uma ilha de antepastos, saladas e pratos quentes. Também há mais de 17 cortes de carne e comidas típicas, como carreteiro, polenta frita e queijo coalho. Sem esquecer do grand finale, as sobremesas: sagu, arroz-doce, ambrosia e foundue de chocolate com frutas da estação.

Outro diferencial do Garfo e Bombacha é o espetáculo Noite Gaúcha. Apresentado várias vezes por semana, compartilha as músicas e danças tradicionais e proporciona uma imersão na cultura local. É possível fazer reservar para almoço ou jantar com ou sem show no site, na aba produtos.

Semana Farroupilha de Gramado

Também vale conferir a programação especial promovida em espaços públicos pela Prefeitura de Gramado. Na Semana Farroupilha, a cidade conta com exposições, oficinas, praça de alimentação com água quente e Feira de Artesanato Gaúcho.

E não faltam atrações. O evento promove jantares, bailes e apresentações artísticas relacionadas ao tema da celebração.

Cada edição da Semana Farroupilha ocorre em um local diferente. Os visitantes podem conferir onde será a do ano em que pretendem passar o feriado em Gramado no site da gestão municipal, aqui.

Quer incluir outras atrações no roteiro do feriado em Gramado? O blog da Vila da Mônica tem diversos conteúdos para te ajudar nesta tarefa.

Logo Vila da Mônica Gramado