Vila da Mônica Gramado conquista certificação LEED Platinum

Certificação Leed

Cuidar da Terra é necessário não apenas para garantir o futuro das crianças, mas também para preservar os recursos disponíveis para os adultos de hoje. A Vila da Mônica Gramado está ciente disso e não mede esforços para ajudar o nosso lar. Tanto é que se tornou o primeiro parque da América Latina a conquistar a certificação LEED Platinum, do inglês Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental).

O documento é emitido pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC) e reconhece construções feitas em conformidade com parâmetros de sustentabilidade, desempenho e baixo impacto ambiental. A partir disso, o parque de 5 mil m² torna-se um dos edifícios mais sustentáveis do mundo!

Os benefícios em uma construção com certificação LEED Platinum vão além dos ambientais. Além de incentivar o uso responsável dos recursos naturais, o documento reduz os custos operacionais, moderniza edificações, prioriza a saúde dos colaboradores e visitantes, atrai fornecedores com práticas sustentáveis e aumenta a satisfação e bem-estar dos usuários.

A avaliação para a conquista da certificação LEED Platinum foi criteriosa. Falaremos mais a seguir.

Critérios para a certificação LEED Platinum

O planejamento da Vila da Mônica Gramado, inaugurada em 12 de outubro de 2022, foi minucioso e seguiu à risca as boas práticas de ESG (sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa), buscando gerar o menor impacto possível no meio ambiente. Foi assim que o parque entrou no processo para a certificação LEED Platinum.

A avaliação considerou oito quesitos: localização e transporte, sustentabilidade do terreno, eficiência no uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação e design. Todos possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que geram pontos à edificação e a classificam em um dos quatro níveis da certificação: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

A Vila da Mônica Gramado atingiu o patamar máximo da LEED por contar com placas solares para geração de energia limpa e telhas reflexivas que reduzem a absorção do calor para dentro do complexo e evitam o uso de um grande sistema de climatização. Além disso, o parque investiu em um sistema de renovação de ar com filtros de carvão ativado e lâmpadas ultravioletas, semelhante ao que é utilizado em hospitais de ponta.

No interior do complexo, o destaque é para a iluminação zenital, uma técnica de arquitetura que permite o uso estratégico das aberturas para aproveitar o máximo possível da luz natural. O uso consciente dos recursos naturais, por meio de um sistema próprio de tratamento e reúso de água, é mais uma característica que rendeu a certificação LEED Platinum ao empreendimento.

Voltada a visitantes de todas as idades, a Vila da Mônica Gramado segue aperfeiçoando sua infraestrutura para acolher o público da melhor forma possível e proporcionar diversão, segurança e bem-estar – tudo isso com base na sustentabilidade. Que tal acompanhar o blog do parque para conferir as novidades e as dicas de roteiro para a sua visita à Serra Gaúcha? 

Esperamos vocês, até breve!

Logo Vila da Mônica Gramado