O que fazer em Gramado com chuva: Que tal montar seu roteiro para os dias chuvosos?

Igreja São Pedro iluminada com neblina e chuva

Conhecida por suas belas paisagens, seu povo acolhedor e sua culinária ímpar, a Região das Hortênsias atrai turistas do Brasil e do mundo. Mas, quando o tempo começa a fechar e as nuvens surgem no céu, vem a dúvida: o que fazer em Gramado com chuva?

Não há motivos para se preocupar. A cidade conta com opções de entretenimento, lazer e descanso para todos os públicos e adequadas a todas as estações do ano e variações climáticas. Para ajudar os visitantes, o blog da Vila da Mônica selecionou sete dicas para curtir os dias chuvosos. Vamos conferir?

Quando chove em Gramado?

Antes de definir um roteiro, é necessário saber em quais meses do ano mais chove em Gramado. Assim, você pode optar por outra data para a viagem ou, no mínimo, estar ciente sobre o clima que encontrará na Serra Gaúcha.

A cidade costuma apresentar temperaturas menores do que no resto do país devido à altitude e à alta pressão atmosférica. Em Gramado, as chuvas são mais frequentes em janeiro e outubro, e mais escassas em abril, maio, junho e agosto.

No entanto, podem ocorrer pancadas em outras épocas. Por isso, é recomendado conferir a previsão do tempo antes de arrumar as malas e sair do local de hospedagem.

Agora sim, vamos às dicas sobre o que fazer em Gramado com chuva!

Vila da Mônica: Perfeita para os dias de chuva

Há infinitas alternativas para se divertir e criar ótimos momentos em família caso chova em Gramado. A Vila da Mônica está entre elas.

O parque temático inspirado no universo criado por Mauricio de Sousa conta com mais de 20 atrações direcionadas para a diversão de toda a família, de crianças a avós. Os personagens da Turma da Mônica inspiram todos os ambientes, que recriam o bairro do Limoeiro. Entre as atividades estão o treinamento do Corpo de Bombeiros e a confecção de biscoitos na Casa da Magali.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de assistir os dois shows diários da Turminha na Praça Sansão. O local possui praça de alimentação e integra um complexo de 25 mil m² localizado às margens da RS 235. Ou seja, tem fácil acesso e é uma ótima opção para passar o dia inteiro se divertindo em família.

Mais dicas de lugares para visitar em dias chuvosos

Gosta de aventura? E de neve? Há opções para todos os gostos mesmo nos dias chuvosos em Gramado.

NBA Park

Fica em Gramado o primeiro parque temático da NBA no Brasil. O espaço combina tecnologia e diversão nas 15 atrações distribuídas em 4 mil m².

Além de prestigiarem o museu com 25 peças oficiais autografadas, os visitantes contam com games de última geração, pocket show, quadra e a maior loja da liga americana de basquete na América Latina. Sem esquecer da possibilidade de interagir com os mascotes do Miami Heat, Orlando Magic, Toronto Raptors e Phoenix Suns.

O NBA Park também recebe as crianças em seu espaço kids equipado com escorregador e piscina de bolinhas. Há opções de alimentação na cafeteria e no restaurante temático.

Museu de Cera e Harley Motor Show

É o lugar perfeito quando não se sabe o que fazer em Gramado com chuva. O Museu de Cera da cidade é inspirado no famoso Madame Tussauds e permite tirar fotos com as estátuas de mais de 100 personagens históricos e ícones da cultura pop, como a realeza britânica, Barack Obama, Michael Jackson, Madonna, Shrek e Harry Potter.

Um dos dez bares de motos mais bonitos do mundo está no mesmo endereço. É o Harley Motor Show, que exibe cerca de 30 motocicletas raras.

Caro Watson Escape Game

Gosta de adrenalina? Então esse escape game é para você. Grupos de duas a oito pessoas entram em salas e saem sob uma condição: concluir a missão, o que pode ser roubar o maior diamante do mundo, impedir a liberação de uma bactéria fatal no mundo ou salvar Gramado de um atentado terrorista.

Gavetas, portas, armários, cadeados e passagens secretas guardam chaves, mapas e senhas que auxiliam os visitantes a cumprirem seu objetivo em 60 minutos. É permitido pedir dicas.

Snowland

A neve é rara em Gramado, mas não no Snowland. O parque indoor tem diversas atividades e atrações, todas sob temperaturas entre -5°C e -3 °C. Um exemplo é a pista de patinação, em que é possível aprender ou mostrar as habilidades em cima dos patins.

A brincadeira vai muito além. O Snowland conta com infraestrutura que permite a prática de esqui e snowboard, e os instrutores ajudam a descer uma montanha de neve com uma boia gigante.

A criançada pode se divertir no castelinho, no Simulador de Aventuras, nas casas interativas e na caverna do Yeti – também conhecido como Abominável Homem das Neves. Para fechar o passeio, o parque oferece o espetáculo Flokus, além de restaurantes para recuperar a energia.

Acquamotion

Bateu uma saudade da praia? Então, o Acquamotion é o destino perfeito! Este é o primeiro parque aquático coberto e temático do Brasil, e é uma ótima resposta para a pergunta sobre o que fazer em Gramado com chuva.

A atração oferece sete piscinas em seus quatro andares, equipadas com ondas artificiais, cascata e toboáguas que garantem diversão para toda a família. As instalações utilizam água termal, que nasce na floresta de araucárias do lado do Acquamotion.

A criançada vai adorar se divertir com os cinco guardiões do parque. São eles: Ales (guardião da alegria), Floris (protetora da floresta), Veron (defensor da luz), Ottoz (mestre dos ventos) e Frido (guardião do frio).

Museu Medieval

O Castelo Saint George abriga o Museu Medieval de Gramado. O local exibe brasões, facas, espadas, armas, elmos (armaduras), machados, mapas e pinturas autênticas e reproduzidas. É uma verdadeira viagem no tempo!

Os visitantes são recepcionados por Gilberto Guzenski, idealizador da atração, que compartilha a história da sua família. Está localizado próximo à região central da cidade.

Te esperamos aqui!

Agora que você já sabe o que fazer em Gramado com chuva, precisa de mais dicas para completar seu roteiro em Gramado? Você pode conferir os posts no blog da Vila da Mônica! Esperamos você e sua família.

Logo Vila da Mônica Gramado