O que fazer no Dia das Mães em Gramado?

Postado em
[Descrição da imagem: A foto mostra uma família formada por uma mulher, um homem e uma criança. Eles estão no carrossel do Chico Bento, em um banco ao lado do personagem. Todos estão com a boca e as mãos abertas, fazendo uma careta de alegria, ao lado do personagem Chico Bento.] Crédito: Flávio Rodrigues.
Postado em

Você sabia que o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez no Brasil somente em 1918? A data nasceu nos Estados Unidos, em 1905, quando a ativista Anna Jarvis iniciou uma campanha para homenagear a sua mãe, Ann Reeves Jarvis. A ideia “pegou” e, aos poucos, a homenagem foi se espalhando pelo país até virar uma data oficial nos Estados Unidos, em 1914. Depois, a comemoração se espalhou pelo mundo, chegando até o Brasil, onde o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio.

A data é mais do que especial, já que as famílias se reúnem para enaltecer as mulheres que desempenham o papel de mãe. E, para celebrar este dia, muitas escolhem destinos especiais para viajar como, por exemplo, a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, que conta com atrações para todos os públicos e vem ampliando as opções para os passeios em família. Para ajudar a montar o seu roteiro de Dia das Mães em Gramado, o blog da Vila da Mônica selecionou algumas opções para aproveitar a cidade. Vamos conferir?

Passeios ao ar livre

Caso o tempo esteja propício para caminhar ao ar livre, a dica é visitar o Lago Negro. O local oferece áreas para caminhada e piquenique, além de permitir que os visitantes aluguem pedalinhos. Também há opções de cafés e restaurantes nas proximidades para refeições.

Caminhar pela região central também é uma boa pedida. O passeio do Dia das Mães pode começar pela Rua Torta e seguir para a Avenida Borges de Medeiros, principal via da cidade. Lá é possível encontrar atrações para todos os gostos, desde lojas de chocolate e de vestuário até restaurantes e o Palácio dos Festivais, em que é realizado o Festival de Cinema de Gramado.

E para as mamães românticas, há a Fonte do Amor Eterno. Os casais podem reafirmar seus votos colocando um cadeado com suas iniciais na grade.

Comida tradicional

A comida é uma das principais atrações de Gramado. Por isso, quem vai aproveitar o Dia das Mães na cidade não pode deixar de conferir os pratos típicos dos imigrantes alemães que chegaram à região em 1975, como os servidos nos cafés coloniais.

A primeira parada indicada é a Casa do Colono, localizada na Praça das Etnias. O espaço comercializa geleias, embutidos, mel, doces, compotas, vinhos, sucos, temperos, queijos, massas e biscoitos, além das cucas e dos pães feitos em fornos de barro.

E se Gramado é a capital nacional do chocolate artesanal, é indispensável provar as delícias em lugares como o Miróh, que tem um ateliê no Lago Negro. O negócio produz barras bean to bar, ou seja, que têm controle de toda a cadeia produtiva desde a aquisição do cacau até a fabricação do produto final.

Vila da Mônica Gramado

Quer fazer um passeio que promete agradar toda a família no Dia das Mães? Então, a Vila da Mônica é o destino ideal!

O parque, que é um dos melhores do Brasil, de acordo com o Prêmio Melhores Destinos 2023/2024, conta com mais de 20 atrações e recria o bairro do Limoeiro, onde a Turma da Mônica vive as suas aventuras. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer os personagens dos gibis do cartunista Mauricio de Sousa que fizeram parte da infância de muitos brasileiros. Além das atrações, há encontros para fotos e shows diários na Praça do Sansão. 

O espaço é coberto e climatizado, o que permite a visitação em qualquer época do ano. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente e com desconto no site e através da Central de Atendimento.

Gostou das dicas para aproveitar o Dia das Mães em Gramado? Você pode conferir outras atrações turísticas no blog da Vila da Mônica!

Logo Vila da Mônica Gramado