Onde comer em Gramado? Tudo que você precisa saber aqui!

Qual característica representa melhor Gramado: as belas paisagens? As baixas temperaturas? A diversidade de atrações? Ou seria a gastronomia rica, saborosa e farta? A última alternativa é uma das mais populares entre os turistas, que, diante de tantas opções deliciosas, podem encontrar desafios para escolher onde comer em Gramado.

A cidade da Serra Gaúcha foi a mais procurada do Brasil para aproveitar as férias de inverno de 2023, segundo levantamento do Booking. A culinária da região foi influenciada especialmente pelos imigrantes alemães que chegaram à região por volta de 1875, mas, durante a sua estadia, você também poderá se deliciar com pratos de diversas outras origens.

O blog da Vila da Mônica selecionou cinco recomendações que representam a cultural local. Você pode conferir a seguir – e preparamos um bônus!

1. Bela Vista Café Colonial

Poucas coisas são tão características de Gramado quanto o café colonial. E, quando se trata deste tipo de restaurante, um dos melhores destinos é o Bela Vista. Tanto é que, em 2014, ele foi mencionado no best-seller mundial 1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer, escrito pela jornalista de turismo Patricia Shultz.

São mais de 80 pratos alemães, italianos e portugueses, entre bolos, cucas, pão de queijo, polenta frita, queijo, salame, apfelstrudell, suco de uva e chocolate quente. O cardápio preserva a tradição local de tomar um café reforçado antes da rotina pesada de trabalho no campo.

2. Miróh Chocolate Makers

Quem busca onde comer em Gramado, a capital nacional do chocolate artesanal, não pode deixar de aproveitar a iguaria, não é mesmo? E um dos melhores locais para isso é a Miróh.

Inaugurado em 2021, o negócio produz barras bean to bar, ou seja, controla todos os processos da cadeia produtiva desde a aquisição do cacau até o desenvolvimento do produto final. E a marca já foi reconhecida internacionalmente em prêmios do setor. Em 2022, o chocolate ao leite com café Blum’s da Miróh recebeu a medalha de bronze no Academy of Chocolate, promovido em Londres, na Inglaterra.

A Miróh conta com um ateliê no Lago Negro e um café na Avenida Borges de Medeiros, que dispõe de doces autorais e cafés especiais da Blum’s Kaffee, considerada a melhor torrefação do Brasil em 2020. Ah, e a Miróh também criou um espumante com chocolate!

3. Olivas de Gramado

Localizada a 14 km do centro da cidade, a propriedade de 150 hectares possui 12 mil oliveiras e uma vista de tirar o fôlego para o Cânion de Pedra Branca. Além de degustação dos azeites próprios, o Olivas de Gramado oferece passeios, fazendinha com filhotes de animais e área para piqueniques.

Já o restaurante, Trattoria, traz releituras de receitas dos imigrantes que colonizaram a região com uma apresentação contemporânea e, claro, o toque do Chef. Tudo isso é feito com produtos orgânicos e priorizando a alimentação saudável.

4. Jolimont

Os visitantes da vitivinícola de Canela, cidade vizinha a Gramado, podem aproveitar um piquenique embaixo das parreiras com uma tábua de frios e vinhos, espumantes, sucos e cerveja da propriedade. A programação ganha uma atração tradicional em fevereiro, durante a Vindima: a colheita e pisa das uvas!

Além disso, todos os dias, das 9h às 16h45, a propriedade oferece um Tour du Vin. A visitação conta a história da Jolimont e explica o processo de produção e armazenamento dos produtos, que podem ser degustados.

5. Casa do Colono

Que tal levar para casa algumas delícias locais? É isso que a Casa do Colono permite!

Localizada na Praça das Etnias, o espaço reúne pratos típicos da região, como geleias, embutidos, mel, doces, compotas, vinhos, sucos, temperos, queijos, massas e biscoitos. E não deixe de provar as cucas e os pães feitos em fornos de barro!

Os visitantes ainda podem adquirir verduras, legumes e frutas cultivados em propriedades familiares do interior de Gramado. A Casa do Colono funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30, e, nos finais de semana, entre 9h e 18h30. Nos sábados, das 7h às 12h, a Praça das Etnias também promove uma feirinha de produtos coloniais e outra com orgânicos.

BÔNUS

Quer saber onde comer em Gramado e, ainda, se divertir? A Vila da Mônica Gramado é o destino perfeito!

O parque temático conta com mais de 20 atrações para todos os públicos. Para recarregar as energias, os visitantes podem desfrutar de um almoço no restaurante da Vila ou de lanches no Empório Nhô Lau. E ficou afim daquela guloseima? A Vila também conta com quiosques com chocolates, pipocas e cachorro-quente!

Gostou das dicas? O blog da Vila da Mônica Gramado tem muitos outros conteúdos que ajudam a planejar o seu passeio!

Logo Vila da Mônica Gramado